Instalação de quatro FPSOs em 11 meses em um campo no pré-sal é um dos marcos destacados na premiação
A Offshore Technology Conference (OTC) concedeu à Petrobras, pela quarta vez, o principal prêmio de tecnologia da indústria mundial de petróleo e gás, o Distinguished Achievement Award for Companies.
Concedido anualmente pela OTC, a premiação reconhece o conjunto de inovações desenvolvidas para viabilizar a produção no campo de Búzios, no pré-sal da bacia de Santos, entre as quais a instalação de quatro plataformas do tipo FPSO (unidade flutuante de armazenamento, produção e transferência de petróleo) em apenas 11 meses.
Além dessas instalações de superfície, as inovações estão relacionadas a outras áreas técnicas de reservatórios, poços, elevação e escoamento, além de tecnologias submarinas. A Petrobras desenvolveu um conjunto tecnologias para viabilizar, de forma rápida e segura, a produção de óleo e gás em um cenário desafiador, como águas ultraprofundas e reservatórios localizados abaixo da camada de sal, submetidos a elevados níveis de pressão, assim como alta presença de gás carbônico.
As tecnologias desenvolvidas para o campo de Búzios serão apresentadas em uma sessão especial durante o congresso da OTC em Houston, no Texas (EUA), em maio, quando a Petrobras irá receber o prêmio. É a quarta vez que a companhia tem esse reconhecimento internacional pela bem-sucedida trajetória tecnológica em águas profundas e ultraprofundas. No ano passado, na edição brasileira da conferência, a OTC Brasil, a Petrobras também recebeu o Distinguished Achievement Award pelo conjunto de inovações implantadas durante o Teste de Longa Duração (TLD) de Libra.